sexta-feira, 7 de junho de 2013

Music: Ney Matogrosso - Água do Céu-Pássaro (1975)


Ney Matogrosso - Água do Céu-Pássaro
   
Alternative, Brasil
1975

Água do Céu-Pássaro, primeiro disco do enigmático Ney Matogrosso após a precoce dissolução original do Secos & Molhados, apresenta nove canções repletas de intensidade, lapidadas cuidadosamente por uma banda afiadíssima e produção impecável. Ney, extremamente perfeccionista, chegou até a exigir à gravadora a mudança de estúdio no qual estava gravando (inicialmente no Rio de Janeiro, e depois transferido para São Paulo no lendário estúdio Vice-Versa, em Pinheiros) por não estar contente com os equipamentos disponibilizados, elevando o custo da obra.

O álbum possui composições de nomes de peso como Milton Nascimento e João Bosco (por pouco Caetano não assina a produção) e também canções escritas durante reuniões em casa de amigos. Paulinho Mendonça, Luli, Jorge Omar e Paulo Cesar são alguns dos nomes que aparecem nos créditos - este último assina "Pedra do Rio": "Ele era bancário, virou hippie e foi morar comigo no Rio. Foi a única letra que fez na vida.", diverte-se Ney.

A produção final do disco ainda conta com diversos sons da natureza intercalados entre as faixas, além de diversas experimentações vocais de Ney: "Não queria nenhum silêncio no intervalo das músicas, queria som de floresta brasileira". O disco abre com a ótima "Homem de Neanderthal", que possui como introdução sons de macacos e araras e encerra-se com "América do Sul", também ao som de aves tropicais.

Como curiosidade, a primeira tiragem do álbum contava ainda com um curioso pó com aroma de floresta, inserido no papel-celofane que envolvia o disco. Precioso.

2 comentários:

R. disse...

Link para download do álbum:
http://www.4shared.com/rar/-8ZOhvQB/Ney_Matogrosso_-_gua_do_Cu-Pss.html

Anônimo disse...

Puxa, valeu, R., pelo link!